Já o termo “clínico geral” está atrelado ao “generalista”, e não ao clínico em si, esse termo é utilizado para designar o médico sem especialização. Assim, apenas nos últimos 20 anos que cresceu o movimento do médico de família e, nos últimos 5 anos, do emergencista. Portanto, isso é tão importante que duas universidades federais no Rio de Janeiro, a UFF e a UFRJ, dessa forma, possuem serviços vinculados à Clínica Médica cujo objetivo é o acompanhamento pré e pós-operatório. Essas áreas de atuação que explicamos acima seriam, então, as “atividades fim da profissão”.
- Não temos um termo consagrado em nosso meio para se referir a esse profissional.
- No entanto, ele é a melhor pessoa para indicar um especialista quando for o caso.
- O MCF consegue atender pacientes ao longo da vida, te acompanhar durante um período específico ou ser seu médico principal, mesmo que não tenha um problema físico recorrente.
Isso porque, ele é o profissional que melhor conhece o histórico paciente, pois geralmente acompanha sua saúde ao longo de muitos anos. Contudo, ele continua atuando como coordenador das ações dos cuidados, assessorando os outros especialistas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica , este profissional é capaz de diagnosticar e tratar cerca de 70% dos pacientes que buscam o atendimento. Por estarem sempre perto do paciente, estes profissionais podem até diagnosticar doenças com antecedência e já partir para um tratamento mais focado. Dúvidas sobre cobertura do plano, autorizações, assuntos administrativos, além de orientação clínica, por telefone, para sintomas ou dúvidas sobre sua saúde.
O Diferencial Do Especialista
A clínica geral (ou clínica médica, como também é conhecida) costuma ser o primeiro contato do paciente com o hospital. O clínico geral também é o especialista indicado para quem deseja fazer um check-up completo da saúde, seja por prevenção, para iniciar uma atividade física ou porque precisa passar por um procedimento cirúrgico. O Clínico Geral é o especialista que conhece com profundidade todo o corpo humano. Esse médico pode fazer pedido de exames, diagnosticar doenças, receitar medicamentos e fazer o acompanhamento do mesmo paciente ao longo dos anos, uma vez que conhece o histórico geral da pessoa e de seus familiares.
Sintomas Relacionados
Se isso, por um lado, traz progresso na pesquisa científica e no tratamento das doenças, por outro, gera grande dúvida aos pacientes. Se quiserem procurar diretamente um especialista, vão ter que fazer alguns diagnósticos por conta própria, o que obviamente nem sempre estará correto. Procurar um clínico geral inicialmente para esclarecer seus sintomas, sempre está certo.

Depressão – caracterizada como um distúrbio mental que traz tristeza profunda, sensação de “falta de sentimento” e angústias. Os sintomas da doença variam e requerem tratamento específico com base no que a pessoa está vivenciando. https://tiny.one/2p97hur4 também está preparado para solicitar e interpretar exames e assim, se houver necessidade, encaminhar para um profissional mais específico. O encaminhamento para outro médico especialista só ocorre quando há uma complexidade maior e mais particular, o que demanda uma atenção mais específica.